PRODUÇÃO MUSICAL

O PRODUTOR

O Produtor é responsável por completar uma gravação para que esteja pronta para o lançamento. Ele controla as sessões de gravação, treina e guia os músicos e cantores e faz a supervisão do processo de mixagem.


PRÉ-PRODUÇÃO

Uma Pré-produção bem feita cria toda a fundação de um projeto musical (seja ele um álbum ou apenas um jingle), deixando a música lapidada ANTES que iniciem as gravações. Assim, os recursos necessários para a produção propriamente dita, são claramente planejados e antecipados, permitindo economia de tempo, dinheiro, erros e frustrações.


PRODUÇÃO

Procura registrar as performances e mixar os resultados de acordo com o que foi planejado (e previamente decidido) na pré-produção.

Nesta etapa, o produtor utiliza seus conhecimentos - acústica e equipamentos, gerenciamento de tempo e conflitos, tecnologia e comportamento do público - para extrair o melhor dos músicos e técnicos, sem se desviar do objetivo final. Assim como faz o diretor de um filme.

A maior competência de um bom produtor musical é conseguir enxergar (ou melhor, ouvir) o resultado final desde o princípio e tomar as decisões corretas para atingí-lo.


PÓS-PRODUÇÃO

Durante a pós-produção, as músicas passam por um processo conhecido como Masterização.

A harmonia entre canções, timbres, volumes, pausas, sequência - o conjunto da obra musical e como ela será apresentada - são trabalhados para que o produto possa ser "digerido" da melhor maneira possível. Ao mesmo tempo, detalhes técnicos da confecção da mídia master e suas cópias são cuidadosamente testados e implementados para se evitar erros na prensagem, distribuição e compatibilidade com equipamentos dos consumidores.


IDENTIDADE VISUAL

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Taglines, que cumprem este papel.


PUBLICIDADE E MÍDIAS SOCIAIS

A divulgação deve ser executada através de um planejamento estratégico baseado nos recursos para os investimentos e baseado em pesquisas e resultados.

As mídias sociais devem ser manuseadas conforme estratégias pré-determinadas pelocentro de informações da Locomotiva (CIL).


REGISTROS

As músicas devem ser registradas. Para que isso aconteça de uma maneira “Justa”, a Locomotiva orienta o(a) compositor(a) em relação aos registros na biblioteca nacional, a geração de ISRC, entre outros.


LETRAS E CIFRAS

As letras e cifras serão cadastradas nos principais canais de divulgação para que assim as músicas sejam disponibilizadas para aprendizagem.


DISTRIBUIÇÃO DAS MÚSICAS EM MP3

As músicas devem ser distribuídas conforme o comum acordo entre Músico e Produtora. A Locomotiva disponibilizará as opções, orientará com sua opinião referente aos melhores custos/benefícios e o Músico decidirá o que lhe convir.