ÁREA DO FORNECEDOR
Código de ética
Adotamos valores e trabalhamos com transparência!
Missão, visão e valores da nossa Locomotiva.
Missão:
"Unir empresas e pessoas em uma rede virtuosa e tecnológica de negócios"
Visão:
"Nos tornar referência em inovação, desenvolvimento de tecnologia, marketing e gestão de empresas"
Ética e Transparência
Declaração de valores
Excelência
"Buscamos permanentemente a satisfação de nossos clientes, fornecedores e parceiros. Com iniciativas de melhorias e crescimento contínuo, desenvolvemos um ambiente virtuoso de negócios, onde a excelência é a palavra-chave."
Relacionamento
"Agimos com transparência e responsabilidade com todos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade. Acreditamos que o bom relacionamento entre todos envolvidos no negócio é a base para o sucesso."
Inovação
"Valorizamos, incentivamos e investimos em inovação., seja ela tecnológica, processos e sistemas de gestão..
Buscamos juntos com parceiros de negócios, comunidade e clientes a quebra de paradigmas, sempre com responsabilidade e embasamento técnico."
Educação
"Acreditamos que a educação aplica juntamente com prática pode mudar nosso cenário econômico e social com mais eficiência."
Código de ética interno - Fornecedores x Cliente (Locomotiva)
Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.
Este código é um compromisso moral com o indivíduo, cliente, fornecedor, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.
O Código de Ética interno é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que a empresa amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.
DOS DEVERES
I - Exercer o serviço com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens materiais, interesses de clientes, instituições e sociedades, sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional.
II - manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional; Saiba mais sobre a LGPD*
III - conservar as orientações técnicas dos serviços que lhe forem confiados;
IV - comunicar, sempre com antecedência e por escrito, sobre as circunstâncias de interesse para nossos negócios, sugerindo, tanto quanto possível, as melhores soluções e apontando alternativas;
V - informar e orientar a respeito da situação real de sua empresa;
VI - renunciar, demitir-se ou ser dispensado do posto, cargo, contrato ou emprego, se, por qualquer forma, tomar conhecimento de que o cliente manifestou desconfiança para com o seu trabalho, hipótese em que deverá solicitar substituto;
VII - não realizar declarações públicas sobre a rescisão contratual, desde que do silêncio não lhe resultem prejuízo, desprestígio ou interpretação errônea quanto à sua reputação;
VIII - esclarecer ao cliente sobre sua função social e a necessidade de preservação do meio ambiente;
IX - manifestar, em tempo hábil e por escrito, a existência de seu impedimento ou incompatibilidade para o exercício da profissão e ou serviço.
X - cumprir fiel e integralmente as obrigações e compromissos assumidos, relativos ao exercício profissional ou contrato;
XI - manter elevados o prestígio e a dignidade da profissão e do cliente.
DAS PROIBIÇÕES
I - anunciar-se com excesso de qualificativos, admitida a indicação de títulos, cargos e especializações;
II - sugerir, solicitar, provocar ou induzir divulgação de textos de publicidade que resultem em propaganda pessoal de seu nome, méritos ou atividades, salvo se em exercício de qualquer cargo ou missão, em nome da classe, da profissão ou de entidades ou órgãos públicos;
III - afastar-se de suas atividades profissionais e contratuais, mesmo temporariamente, sem razão fundamentada e sem notificação prévia ao cliente.
IV - contribuir para a realização de ato contrário à lei ou destinado a fraudá-la, ou praticar, no exercício da profissão ou contrato, ato legalmente definido como crime ou contravenção;
V - estabelecer negociação ou entendimento com clientes da Locomotiva, sem autorização ou conhecimento;
VI - recusar-se à prestação de contas, bens, numerários, que lhes sejam confiados em razão do cargo, emprego, contrato, função ou profissão, assim como sonegar, adulterar ou deturpar informações, em proveito próprio, em prejuízo ao cliente, ou da sociedade;
VII - revelar sigilo profissional, somente admitido quando resultar em prejuízo ao cliente ou à coletividade, ou por determinação judicial;
VIII - pleitear, para si ou para outrem, emprego, cargo ou função que esteja sendo ocupado por colega ou outros fornecedores, bem como praticar outros atos de concorrência desleal;
IX- usar de artifícios ou expedientes enganosos para obtenção de vantagens indevidas, ganhos marginais ou conquista de contratos;
X - prejudicar, por meio de atos ou omissões, declarações, ações ou atitudes, colegas de profissão, membros dirigentes ou associados das entidades representativas da categoria.
DOS DIREITOS
I - exercer a profissão e contrato, independentemente de questões religiosas, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social ou de qualquer natureza discriminatória;
II - apontar falhas nos regulamentos e normas das instituições, quando as julgar indignas do exercício profissional ou prejudiciais ao cliente.
III - exigir justa remuneração por seu trabalho, a qual corresponderá às responsabilidades assumidas a seu tempo de serviço dedicado, sendo-lhe livre firmar acordos sobre salários ou valores contratuais, velando, no entanto, pelo seu justo valor;
IV - a competição honesta no mercado de trabalho, a proteção da propriedade intelectual sobre sua criação, o exercício de atividades condizentes com sua capacidade, experiência e especialização.
DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS E RECEBIMENTOS
É necessário assinatura de contrato, antes do início do trabalho a ser realizado, levando-se em consideração, entre outros, os seguintes elementos:
I - vulto, dificuldade, complexidade, pressão de tempo e relevância dos trabalhos a executar;
II - possibilidade de ficar impedido ou proibido de realizar outros trabalhos paralelos;
III - as vantagens de que, do trabalho, se beneficiará o cliente;
IV - a forma e as condições de reajuste;
V - o fato de se tratar de locomoção na própria cidade ou para outras cidades do Estado ou do País;
VI - sua competência e renome profissional;
VII - a menor ou maior oferta de trabalho no mercado em que estiver competindo;
VIII - obediência às tabelas de honorários.
É VEDADO
I - receber remuneração vil ou extorsiva pela prestação de serviços;
II - deixar de se conduzir com moderação na fixação de seus honorários, devendo considerar as limitações econômico-financeiras do cliente;
III - oferecer ou disputar serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.
DOS DEVERES ESPECIAIS EM RELAÇÃO AOS COLEGAS
Deverá ter para com seus colegas e outros fornecedores a consideração, o apreço, o respeito mútuo e a solidariedade que fortaleçam a harmonia e o bom conceito do cliente.
Com relação aos colegas e outros fornecedores:
I - evitar fazer referências prejudiciais ou de qualquer modo desabonadoras;
II - evitar emitir pronunciamentos desabonadores sobre serviço profissional entregue por colegas ou outros fornecedores;
III - evitar desentendimentos com colegas e outros fornecedores, usando, sempre que necessário, o órgão de classe para dirimir dúvidas e solucionar pendências;
IV - tratar com urbanidade e respeito os colegas representantes dos órgãos de classe, quando no exercício de suas funções, fornecendo informações e facilitando o seu desempenho.
Espaço para discutir questões:
-
Temos um canal direto com fornecedores, clientes e sociedade para discutir possíveis melhorias;
-
Todas nossas decisões são tomadas respeitando o código de ética;
-
As informações são dadas com clareza, em caso de dúvidas, estamos sempre a disposição;
-
Esclarecemos aos fornecedores sobre sua importância para o desenvolvimento da empresa no todo;
-
Facilitar a consulta sobre qualquer dúvida.
Direitos Humanos
Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos.
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948
Preâmbulo
Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo,
Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum,
Considerando essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra tirania e a opressão,
Considerando essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações,
Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla,
Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a desenvolver, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos humanos e liberdades fundamentais e a observância desses direitos e liberdades,
Considerando que uma compreensão comum desses direitos e liberdades é da mis alta importância para o pleno cumprimento desse compromisso.
Programa de desenvolvimento e homologação das empresas fornecedoras
Desenvolvimento e homologação.
A partir de 01/07/2022, aplicamos o sistema de desenvolvimento e homologação de fornecedores. Com o objetivo de buscar a excelência e aprimorar os processos, criamos uma série de métricas e regras para renovação e manutenção dos contratos de prestação de serviços pelos fornecedores.
Métricas e regras
- É obrigação dos fornecedores apresentarem diploma e ou habilitação profissional de seus funcionários para exercerem a profissão que foram contratados;
- Apresentarem um certificado de conclusão de curso específico de sua área, de pelo menos 12 horas, a cada três mês;
- Realizar um programa de desenvolvimento continuo com metas e objetivos;
- Apresentar um relatório trimestral com os resultados do programa.
Resultados
Caso não cumpra com os requisitos anteriores, o fornecedor terá o contrato cancelado.
POLÍTICAS DA EMPRESA
Valorizamos fornecedores e colaboradores
Delegação de Poderes
Autonomia aos fornecedores.
Definimos metas para todas as atividades e damos aos fornecedores flexibilidade para alcançá-las com o objetivo de incentivar para que trabalhem em equipe e tomem decisões mais adequadas.
Definimos os objetivos da empresa para o trimestre e para o ano, solicitando que cada fornecedor da empresa crie um plano de trabalho para alcançar essas metas.
Gestão Participativa
Informações sobre o desempenho financeiro da empresa
Abriremos aos fornecedores os resultados financeiros da empresa de maneira simples (na forma de extrato de lucros e perdas), a cada semestre. O objetivo é fazer com que entendam o funcionamento da empresa e participem do esforço para redução dos custos e aumento das receitas. Daremos antes aos fornecedores noções de como são calculados esses números.
Remuneração e Incentivo
Programa de participação em vendas e bonificações
O fornecedor tem participação de 10%, caso faça a captação do cliente, nas vendas de produtos e serviços da Locomotiva
Podemos também decidir pelo pagamento de um bônus, baseado no alcance de uma meta de desempenho previamente determinada.
Rescisões
Evitaremos rescisões
Levantaremos todas as opções de redução nos custos antes de decidir por rescisões. Solicitaremos aos próprios fornecedores sugestões para diminuir as despesas.
Identificaremos alternativas
Consideraremos a possibilidade de treinar o fornecedor para uma segunda função, para evitar sua rescisão e proteger o que a empresa nele investiu. Procuraremos outras empresas locais que necessitem de pessoal e se há condições de alocarem nossos fornecedores.
Reduzindo o pessoal com dignidade
Se cortes forem necessários, estabeleceremos prioridades ao executá-los. Comunicaremos o quanto antes a decisão de reduzir despesas e demonstraremos com palavras e atos que os fornecedores serão os últimos a serem cortados. Trataremos com dignidade e respeito, proporcionando, se possível, meios para ajudá-los a conquistar um novo trabalho, caso as rescisões se tornem indispensáveis.
Valorizaremos os que não foram demitidos
Aos fornecedores que ficarem, explicaremos as razões pelas quais foram mantidos em seus postos. Esclarecendo de que maneira seu trabalho deverá mudar e quais as novas oportunidades disponíveis.
Guia de informações
Em relação a admissões, a criação e a distribuição aos novos fornecedores de um guia de informações sobre a empresa.
Trabalho e Família
A vida pessoal e familiar dos fornecedores
Estabelecemos metas para não interferir na vida pessoal e familiar dos fornecedores. Evitamos o prolongamento do expediente de trabalho, eventos obrigatórios durante o horário de almoço e viagens sem aviso prévio. Estabelecemos compensações para os esforços redobrados.
Avaliação das necessidades dos fornecedores
Pesquisamos entre os fornecedores quais aspectos da vida deles dificultam a concentração e o desempenho profissional.
Flexibilidade
Ofereceremos aos fornecedores a oportunidade de ajustarem a agenda a suas necessidades pessoais. Estabelecemos dias e horários fixos obrigatórios do fornecimento do serviço, mas que também permitam opção alternativa de horários, para que eles possam realizar tarefas pessoais, fazer cursos ou se dedicar à solução de problemas familiares.
Conta pessoal de "dias livres"
Em vez de estabelecer determinado número de dias para o trato de assuntos pessoais, temos uma organização contábil individual de dias livres para os fornecedores em regime de compensação, de forma que cada um possa utilizar o tempo livre estabelecido da maneira que melhor lhe convier.
Variedade de opções
• Divisão de tarefas: dois ou mais fornecedores dividem a responsabilidade de uma única posição.
• Licença contratual: dispensa para o fornecedor cuidar de assuntos pessoais ou de familiar doente.
• Trabalho a distância: na possibilidade técnica de o fornecedor executar tarefas em casa ou em outra localidade remota, utilizando meios de telecomunicação.
Práticas saudáveis aos bebês dos fornecedores
Ajudamos os pais à espera de bebês a obter informações práticas sobre gravidez, cursos de pré-natal, cuidados especiais para com os recém-nascidos, serviços médicos e sociais.
Os filhos do fornecedores na escola
Proporcionamos condições para que os filhos dos fornecedores possam ser acolhidos em creches de boa qualidade no local de trabalho ou próximo à residência. Estabelecemos como meta que todos os filhos dos fornecedores estejam estudando. Promoveremos o conceito da
educação como um processo permanente aos fornecedores e seus familiares.
Parcerias locais para oferecer serviços
Creches e centros para o cuidado de idosos, babás, assessoria jurídica, pré-escolas, assessoria de planejamento financeiro e academias de ginástica.
Saúde, Bem-Estar e Segurança
Solidariedade nas situações de emergência.
Estimulo a prática esportiva
Desenvolvemos campanhas internas para praticas de esportes.
Proibido o fumo no ambiente de trabalho
Esse tipo de restrição, hoje quase universal, não só contribui para que se abandone o vício, como evita a exposição dos não-fumantes ao fumo passivo.
Hábitos de trabalho saudáveis
Asseguramos de que os fornecedores estejam fazendo uso de ferramentas e equipamentos corretos na execução de suas tarefas. Temos móveis apropriados. Trabalhamos para que todos mantenham limpo e organizado o ambiente de trabalho, cuidando da higiene, evitando riscos à saúde e acidentes de trabalho.
Faremos sempre mais pelo meio ambiente
Política e Operações
Definindo e respeitando princípios ambientais
Estabelecemos compromissos e padrões ambientais para a empresa que incluam metas formais. Tais compromissos são determinadas as intenções da empresa, no que diz respeito ao meio ambiente, no projeto, na produção e na distribuição de nossos produtos e serviços.
As instalações possuem o desenho dos processos, otimizando o uso racional e bem planejado de recursos naturais.
Comprometemo-nos integralmente com a legislação vigente, indo além do que a lei estabelece, sempre que possível. Fazemos um balanço constante do impacto ambiental que nossa empresa provoca em termos de uso de recursos naturais (água, esgoto, energia elétrica), produção de resíduos (lixo não-degradável, embalagens, emissão de gases por veículos) e escolha de materiais consumidos (papel, tintas, produtos químicos).
Motivando os fornecedores a preservar a natureza
Incentivamos os fornecedores que busquem maneiras alternativas de evitar desperdícios e práticas poluentes. Estudamos a possibilidade de premiá-los fazendo, por exemplo, doações em seus nomes para uma instituição de caridade. Nomeado periodicamente um "campeão verde", que demonstre o compromisso com o meio ambiente.
Política ecológica de compras
Damos prioridade à compra de produtos ambientalmente corretos.
Fonte de energia limpa
Produzimos nossa própria energia através de placas solares.
Minimização de Resíduos
Reciclamos na medida do possível
Redução do resíduo mediante a reutilização e a reciclagem de materiais
Reduza o consumo de papel
Estabelecemos na nossa empresa o uso dos dois lados do papel para fotocópias. O verso do papel impresso pode ser empregado para rascunho de documentos. Usamos e-mail, em vez de imprimir cópias. Utilizamos formulários ultrapassados, que não tenham mais uso, para memorandos internos.
Usamos produtos de papel reciclado
Escolhemos papel com o maior índice de material reciclado. Além de papel para impressão, existem outros produtos feitos com material reciclado: pastas para arquivo, capas para relatório, etiquetas etc.
Compramos outros produtos reciclados
Identificamos a possibilidade de comprar produtos reciclados, reformados e recondicionados, verificando se competem favoravelmente em preço, desempenho e qualidade com o produto novo.
Exemplo:
Cartuchos de tinta para impressoras e máquinas de fac-símile, fotocopiadoras recondicionadas e outros equipamentos, como móveis e acessórios.
PAROU AQUI
Evitamos produtos que geram resíduos
Ao fazer as compras de nossa empresa, procuramos produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizados.
Prevenção da Poluição
Evitamos o uso de produtos tóxicos
Fazemos uma avaliação de todo o espaço físico de nossa empresa, instalações e processos para identificar as possibilidades de redução do uso de produtos tóxicos. Entramos em contato com fornecedores para nos informamos sobre alternativas para a substituição de solventes, tintas e outros produtos tóxicos que nossa empresa venha utilizando, mesmo no escritório.
Descarte seguro de substâncias tóxicas
Possuímos um plano que garante o descarte seguro de tudo o que é tóxico, incluindo o que não aparenta ser prejudicial: pilhas, cartuchos de tintas de impressoras e copiadoras, tintas, solventes etc. Procuramos na prefeitura as áreas, nas proximidades de nossa empresa,
próprias para depósito de substâncias tóxicas ou estudaremos a possibilidade de criá-las em conjunto com outras empresas.
Produtos de limpeza não-tóxicos
Só fazemos uso de produtos não–tóxicos
Uso Eficaz de Energia e Água
Fonte de energia limpa
Produzimos nossa própria energia através de placas solares.
Fazemos uma auditoria na área de energia
Realizamos uma auditoria para identificar eventuais usos inadequados que representem desperdício de energia e tomamos as medidas necessárias.
Usamos iluminação inteligente
Usamos produtos alternativos no mercado que proporcionam melhor iluminação e economia no consumo de energia elétrica.
Exemplos:
Sensores de ocupação para locais frequentemente desocupados, refletores, instalações com padrão LED.
Administração com eficiência do uso de energia
Orientamos os fornecedores a apagar as luzes e outros dispositivos quando não estão sendo utilizados, especialmente depois do expediente e em fins de semana. Utilizamos temporizadores.
Outras formas de reduzir o consumo de energia
Procuramos o selo de economia de energia ao comprar computadores, aquecedores, aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos. Quando e onde for possível, consideramos fontes alternativas de energia.
Trabalho a distância
Permitimos que fornecedores trabalhem remotamente. Utilizando correio eletrônico, linhas extras de telefone e outras tecnologias de baixo custo para que se comuniquem com nosso escritório. Afim de contribui para reduzir a emissão de gases poluentes pelos meios de transporte.
Manutenção do sistema de climatização
Temos uma política forte de limpeza dos filtros.
Veículos, "verdes"
Usamos os veículos que apresentem maiores índices de economia de combustível. Compramos automóveis de combustível alternativo, se possível elétrico. Fazemos uma regulagem do motor periodicamente e mantemos a pressão dos pneus nos níveis recomendados.
Vazamentos de água
Inspecionamos periodicamente o sistema hidráulico para detectar vazamentos em torneiras e vasos sanitários.
Instalações de acessórios para a economia de água
Ao construir ou reformar, optamos por equipamentos e acessórios com dispositivos de baixo fluxo de água para torneiras e vasos sanitários.
Redução do consumo de água nas áreas externas
Adotamos práticas de economia de água na jardinagem.
Projeto Ecológico
Sistema de reciclagem
Trabalhamos com os clientes de forma que retornem produtos usados e/ou ultrapassados fornecidos por nossa empresa, além do material empregado no empacotamento do produto, ou qualquer outro que possa ser reutilizado ou reciclado. Ao projetar novos produtos ou
novas embalagens, se viável, incentivamos a eles o conceito de reuso e reciclagem.
Técnicas de construção ecologicamente corretas
Optamos sempre por projetos de construção ambientalmente corretos.
Parceria com fornecedores e clientes
Consideramos a possibilidade de se unir a outros parceiros. Verificando com seus fornecedores os itens, de material de escritório a matéria-prima, que podem ser substituídos por produtos que reduzam o índice residual, sem comprometer custos, qualidade e confiabilidade.
Já entre seus clientes, pesquisaremos o que poderia ser feito por nossa empresa para tornar nosso produto ou serviço mais eficiente e com menor índice residual. Também Daremos assistência pós-venda a nossos produtos ou serviços. Por exemplo, a oferta de treinamento
a clientes sobre a utilização correta de determinados produtos poderá ajudar a torná-los menos poluentes e a reduzir resíduos.
Envolvendo parceiros e fornecedores
Parceria
Comunicamos claramente nossas expectativas
Nossa empresa comunica aos fornecedores, por meios formais e informais, sobre os padrões adotados por nossa empresa, antes de firmar parcerias.
Formalizamos um comprometimento quanto a práticas de mercado e legais
Ao solicitar um de nossos fornecedores a assinatura de um contrato, pedimos que inclua uma declaração de comprometimento com padrões legais predeterminados, afim de, reforçar nossa preocupação com as boas práticas legais e profissionais.
Monitoraremos o cumprimento das regras estabelecidas
Toda vez que um representante nossa empresa for visitar um fornecedor ou cliente, verificamos de que forma estão sendo tratados os trabalhadores e se vêm sendo remunerados de forma justa, dentro dos prazos determinados. Em visitas de controle de qualidade ou para revisão da produção, sempre é possível observar se o local está limpo, bem iluminado e livre de perigos, além de verificar se há utilização de
mão-de-obra infantil.
Clima de colaboração
Incentivamos um ambiente de colaboração. Oferecemos sugestões sobre possíveis ajustes para a melhoria das práticas vigentes. Buscamos criar um clima de confiança procurando discutir, inicialmente, itens menos sensíveis, como saúde e segurança dos empregados.
Proteja clientes e consumidores
Produtos e Serviços
Promovemos o uso dos nossos serviços com segurança e responsabilidade
Asseguramos que nossos serviços não sejam prejudicais à saúde financeira e ao meio ambiente, não fazemos falsas promessas de lucro, crescimento rápido e fácil, assim como qualquer outra suposta facilidade de ganhos. Educamos sempre que possível, aos nosso clientes a buscarem as melhores práticas mercadológicas com fundamento técnico e científico.
Oferecemos informações específicas, corretas e justas
Asseguramos que as informações que devam constar nos acordos comerciais tenham segurança, embasamento científico, desempenho e eficácia.
Proibimos o uso de técnicas comerciais antiéticas
Além dos atos ilegais previstos em lei, práticas comerciais antiéticas incluem exageros sobre a potencialidade do serviço e seu desempenho e capacidade necessária para atender à demanda do cliente. Deixamos claro a fornecedores e clientes que tais práticas não são toleradas pela Locomotiva.
Proibimos mensagens enganosas
Mensagens que explorem as emoções ou que transmitam uma eventual manipulação.
Ouvimos as manifestações
Ouvimos as manifestações dos clientes/consumidores no sentido de melhorar o atendimento, os produtos e os serviços oferecidos. Mais do que isso, incentivamos sugestões e críticas. Realizamos periodicamente pesquisas de opinião entre os clientes.
Procuramos oportunidades comerciais alternativas
Sondamos as oportunidades de criar produtos e oferecer serviços que satisfaçam necessidades de grupos sociais específicos, como idosos, pessoas com deficiência e grupos minoritários.
Promovendo nossa comunidade
Geral
Buscamos identificar os problemas e buscamos soluções conjuntas
Realizamos constantemente um breve diagnóstico dos problemas com os quais a comunidade convive e pesquisamos quais são as prioridades que a comunidade elege. Nos dispomos a participar, de uma forma ou de outra, das solução desses problemas.
Investimos na comunidade
Procuramos contratar produtos e serviços oferecidos por organizações comunitárias ou fornecedores locais.
Recrutamos com prioridade pessoas de comunidades pobres
Identificamos novos talentos em cursos profissionalizantes gratuitos.
Realizamos projetos em comunidades carentes
Realizamos eventos e projetos culturais em comunidades carentes.
Filantropia
Fazemos doações sem publicidade
Realizamos doações constante sem publicidade.
Educação
Oferecemos apoio às escolas locais
Realizamos oficinas culturais e educacionais em escolas.
Temos parceria com uma escola de inglês para desenvolvimento dos fornecedores
Temos um programa de bolsa de estudos de inglês que disponibilizamos aos fornecedores.
Doamos equipamento usado ou excedente
Sempre que possível, realizamos doações de equipamentos.
Intercâmbio com escolas
Realizamos intercâmbios com escolas para formação complementar de profissionais.
Comprometimento com o bem comum
Posicionamento Político
Combate à corrupção
Estamos desenvolvendo um software para colaborar com o combate a corrupção.
Participação
Presença em fóruns locais
Promovemos e participamos de fóruns locais.