GERENCIAMENTO  DE PRODUTOS

GERENCIAMENTO DE PRODUTO

A gestão de produtos é uma função organizacional que orienta todas as etapas do ciclo de vida de um produto: do desenvolvimento ao posicionamento e preços, focando no produto e em seus clientes em primeiro lugar. Para construir ou comercializar o melhor produto possível, os gerentes de produto defendem os clientes dentro da organização e garantem que a voz do mercado seja ouvida e atendida.

Graças a esse foco no cliente, as equipes de produto rotineiramente enviam produtos com melhor design e desempenho superior ao público mais adequado.

Como atuamos no gerenciamento do produto

Identificamos a necessidade do cliente e os objetivos de negócios maiores que um produto ou recurso atenderá, articulamos como é o sucesso de um produto e reunimos uma equipe para transformar essa visão em realidade. 

Em organizações maiores, por exemplo, nossos trabalhos estão integrados às equipes de especialistas. Pesquisadores, analistas e profissionais de marketing ajudam a reunir informações, enquanto os desenvolvedores e designers gerenciam a execução diária, elaboram projetos, testam protótipos e encontram bugs. Nesses casos, o trabalho é feito em conjunto com esses profissionais e facilita o fluxo de informações, mas também demanda mais tempo alinhando essas partes interessadas por trás de uma visão específica.

Por outro lado, em organizações menores demandamos menos tempo fazendo com que todos concordem, mas mais tempo realizando o trabalho prático que acompanha a definição de uma visão e sua concretização.

Tarefas comuns:

  • Compreender e representar as necessidades do usuário.

  • Acompanhamento do mercado e desenvolvimento de análises competitivas.

  • Definir uma visão para um produto.

  • Alinhar as partes interessadas em torno da visão do produto. 

  • Priorizar recursos e capacidades do produto.

  • Criar um cérebro compartilhado entre equipes maiores para capacitar a tomada de decisão independente.

Atividades do dia-a-dia

Gerenciamento de Produto

Trabalha com partes interessadas externas

Ajuda a definir a visão do produto

Descreve como é o sucesso

Possui visão, marketing, ROI

Funciona em um nível conceitual

Fabricante/comerciante do produto

Trabalha com stakeholders internos

Ajuda as equipes a executar uma visão compartilhada

Descreve o plano para alcançar o sucesso

Possui o backlog da equipe e o trabalho de cumprimento

Envolvido nas atividades do dia-a-dia

 

Roteiro de produto (Roadmap)

Construir e manter roteiros de produtos é um processo contínuo a ser embarcado com sua equipe. Existem algumas maneiras simples de se preparar para o sucesso:

  • Incluir apenas os detalhes necessários para o seu público

  • Manter o roteiro uniformemente focado nas táticas de curto prazo e como elas se relacionam com as metas de longo prazo

  • Revisar os roteiros regularmente e fazer ajustes quando os planos mudarem

  • Certificar-se de que todos tenham acesso ao roteiro (e verificar regularmente)

Ficar conectado com as partes interessadas em todos os níveis para garantir o alinhamento