Inbound Marketing - Como atrair seus clientes

Você concorda que é muito melhor o cliente te procurar do que você procurar o cliente?


Isso é possível através do Inbound Marketing e é uma das estratégias mais usadas por nós da Locomotiva!


Leia esse artigo e você entenderá perfeitamente como isso funciona e verá exemplos de grandes marcas que já praticam essa estratégia moderna.



Inbound Marketing - O que é?


O Inbound Marketing é um dos principais focos da Locomotiva no que diz respeito ao Marketing Digital, pois diferentemente do Outbound Marketing (conhecido como "Marketing Tradicional"), no Inbound são os clientes que procuram a empresa e isso é possível através de mecanismos de busca, blogs, redes sociais e landing pages.


São realizadas ações para atrair o potencial cliente ao blog, site, rede social ou landing page e, com isso, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa para torná-la uma Lead e após fazer que com essa pessoa realize a compra do seu produto e fidelize com a sua marca.


A Atração é feita através de um conteúdo autoral e personalizado que vai estar no blog, site, rede social ou landing pages.


A Conversão ocorre quando há uma troca de dados para contato e uma possibilidade da abertura de um canal de relacionamento direto. Ou seja, sua empresa deve oferecer algum valor para os leads em troca de algum contato do mesmo.


A Venda vem após de uma nutrição dos leads captados. Essa nutrição vem através de conteúdos que sejam relevantes aos seus leads. Com essa nutrição, você perceberá quais contatos estão preparados para uma possível compra e quais precisam de mais informações antes. Hoje em dia, muitos especialistas e agências utilizam do email marketing para tal tarefa.


A Fidelização é essencial. Logo, o Inbound Marketing não termina na venda. Fidelizando o cliente, consegue-se fazer com que você tenha uma esteira de produtos que seus clientes comprem, além de fazer com que os mesmos te indiquem para outras pessoas.




Inbound Marketing - Exemplos:


Confira alguns exemplos de estratégias do Inbound Marketing a seguir:


Newsletters informativas


Newsletters são envios periódicos de e-mail. Esses e-mails podem ser informativos ou promocionais, por exemplo:


  • Um resumo semanal com os artigos mais lidos em seu blog;

  • As promoções do mês;

  • Avisos sobre brindes, promoções e eventos;

  • Últimas novidades da sua área ou da sua empresa;


Blog com novidades do setor


Manter um blog para sua empresa é, atualmente, a forma mais eficiente de ser encontrado por novos clientes em potencial. Essa estratégia tem inúmeros outros benefícios:

  • Demonstra autoridade e gera credibilidade para a marca;

  • Mostra para seus leads que você não procura apenas vender seus produtos, mas informá-los e resolver seus problemas;

  • Abre mais possibilidades de captação de leads.

Transmissões ao vivo e Webinários


Segundo estatísticas disponibilizadas pelo Facebook em 2018, os vídeos são os conteúdos que mais geram engajamentos na rede.


Disponibilização de Ebooks e Kits


Disponibilizar um Ebook ou algum Kit para o potencial cliente é a melhor maneira de transformá-lo em Lead.

Através de uma landing page você convence o usuário a baixar seu material gratuito em troca do contato do mesmo.



Conclusão:


Além da grande vantagem que citamos onde os clientes procuram a empresa e não o contrário, o Inbound Marketing faz com que o Marketing da Empresa deixe de ser um centro de custo para ser um centro de investimento.


Isso se dá pela possibilidade do Inbound Marketing ser mensurado, ou seja, é possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram seu conteúdo, quantas converteram e quantas compraram. Portanto, é possível saber exatamente de onde está vindo o retorno do investimento.


Se quiser que seus clientes te procurem com estratégias eficientes de Inbound Marketing, entre em contato agora com a Locomotiva através do


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