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Tecnologia: como ela pode ajudar no dia-a-dia do seu trabalho?

Descubra como a tecnologia pode tornar o seu trabalho mais prático, eficiente e produtivo.



A tecnologia revolucionou completamente o nosso modo de viver, a forma como nos comunicamos, estudamos, consumimos, relacionamos e até amamos foi transformada pelas tecnologias. E claro, com o trabalho não é diferente!


No entanto, muitas das empresas apenas foram se adaptando às mudanças tecnológicas, sem haver realmente um planejamento para sua implementação, ou um processo estruturado de adoção unificada em seus processos.


Esse comportamento, o mais comum atualmente nos ambientes corporativos, acarreta em dois cenários:


No primeiro a tecnologia é utilizada de forma não organizada trazendo questões que dificultam o dia-a-dia do trabalho, como comunicação cruzada, dificuldade no gerenciamento de equipes, dados e informações, além de questões relacionadas à segurança corporativa.


E no segundo a tecnologia é subutilizada e muitos processos seguem sendo feitos de forma não automatizada, o que leva a um trabalho lento, pouco eficiente, passível de inúmeros erros, entre outros problemas.


A grande questão aqui é: se a tecnologia já é uma realidade nas nossas rotinas e tem a capacidade de tornar o trabalho melhor e mais fácil, porque não utilizá-la de forma mais inteligente nos seus processos?


Afinal, é perceptível o quanto a integração de soluções tecnológicas, como sistemas, softwares, aplicativos, etc, pode tornar a execução do trabalho no dia-a-dia mais simples e produtiva, não importa qual seja o ramo de atuação.


Pensando nisso, fizemos esse artigo, onde vamos trazer os principais benefícios da tecnologia para as equipes de trabalho, as áreas onde as soluções tecnológicas mais são utilizadas e o mais importante: como ter uma solução tecnológica específica para sua empresa. Confira


Benefícios da utilização da Tecnologia:


Flexibilidade: Um dos principais benefícios que as soluções tecnológicas trazem é a flexibilização da jornada de trabalho, tanto para a empresa, quanto para seus colaboradores. Através delas é possível que diferentes profissionais, de diversos locais, em fusos ou jornadas diferentes de horários, trabalhem de forma mais organizada, cooperativa e eficiente.


Com a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar e a qualquer momento, as empresas têm a vantagem de poderem contar com talentos estratégicos, o que antes não era possível no modelo presencial de trabalho. Já os colaboradores têm como vantagem jornadas de trabalho mais flexíveis e rotinas mais produtivas e com maior qualidade de vida.


Eficiência e Agilidade


Cada sistemas, softwares, aplicativos, etc, tem um objetivo próprio e vem para auxiliar diferentes tipos de demandas e áreas de atuação, como veremos abaixo, no entanto a integração de soluções tecnológicas como um todo visa um único objetivo: tornar os processos de trabalho mais simples, ágeis e eficientes.


Por exemplo, um sistema que auxilie no armazenamento de dados, reduz o tempo de trabalho ao melhorar a organização e gerenciamento de informações. Já um software de gerenciamento e análise de métricas e resultados auxilia os gestores a tomarem decisões de forma mais fácil e eficiente. Ou ainda, um aplicativo de comunicação interna para funcionários não só garante uma comunicação mais segura, como torna a troca de informações mais rápida e eficiente.


Esses são apenas alguns dos muitos exemplos, pois a ideia das soluções tecnológicas é facilitar e otimizar ao máximo todos os processos possíveis para que os colaboradores tenham mais tempo para realizar as tarefas com qualidade.


Redução de custos


Se o objetivo das soluções tecnológicas é tornar a execução do trabalho no dia-a-dia mais simples e produtiva, não importa qual seja o ramo de atuação, elas inevitavelmente afetam de forma positiva os resultados financeiros da empresa.

Afinal, grande parte dos custos acaba sendo desperdiçada com erros, retrabalho, improdutividade e gargalos organizacionais.

Além disso, existem soluções tecnológicas que auxiliam justamente na gestão financeira das empresas, como controle de horas, gastos, orçamentos, no custo-benefício dos seus produtos e serviços e etc.


Justamente por isso, se engana quem acredita que apenas em momentos de crescimento financeiro devem ser feitos investimentos em soluções tecnológicas, pelo contrário!


É justamente em momentos de recessão financeira que essas soluções são mais bem vindas, afinal não só compensam o seu investimento como possibilitam economia e melhoria no trabalho, possibilitando que a empresa lucre mais e cresça com isso.


Incentivo à melhoria e inovação:


Ao ver a empresa investindo em soluções eficientes, que tornam o trabalho mais rápido e fácil, o colaborador se sente respeitado, valorizado e claro incentivado a melhorar também. Afinal, nada é mais motivador do que poder ter um ambiente de trabalho saudável e organizado, que proporciona boas condições de desempenhar suas funções.


Além disso, ao implementar novas tecnologias a empresa impulsiona os colaboradores a se atualizarem e, uma vez que as tarefas mais básicas são automatizadas, eles têm a necessidade de se aperfeiçoarem em suas áreas de atuação.


Inclusive, a economia gerada pelas soluções tecnológicas possibilita um maior investimento nos próprios colaboradores, por meio de capacitação, benefícios ou redução da jornada de trabalho, o que acaba auxiliando a reduzir a rotatividade nas empresas.


Áreas em que a tecnologia é utilizada:


Planejamento


A área de planejamento é uma das mais beneficiadas com as soluções tecnológicas, afinal todos os processos e estratégias passam necessariamente por esse setor.


Por isso, existem inúmeros softwares, sistemas e aplicativos que visam por exemplo auxiliar na organização de cronogramas, prazos e funções.


Eles ajudam, por exemplo, na elaboração de briefings e pré-requisitos para encaminhar a tarefa para outros setores, listas de check-in para conferência para saber se todos os pontos foram atendidos, além de anotações e lembretes para cada etapa da atividade, entre outros aspectos imprescindíveis para o planejamento e controle de qualidade.


Todas essas ações contribuem ainda não só expandindo o conhecimento sobre a tarefa entre os setores e membros das equipes como ainda compartilham a responsabilidade no cumprimento dos prazos estabelecidos.


Gestão


É papel do gestor sempre buscar soluções eficientes que melhorem não só o seu trabalho, mas que facilitem o controle e desenvolvimento das tarefas dos demais setores e colaboradores.


Justamente por isso, existem diversos softwares e ferramentas tecnológicas específicas para o gerenciamento dos negócios, mas que atendem os projetos em todas as etapas, desde a criação de um planejamento até a entrega do produto, ou serviço, para os consumidores.


Esses sistemas voltados para gestão, são eficientes, principalmente, para aumentar a circulação da informação, permitir análises sobre métricas e resultados que facilitem a tomada de decisões, evitar erros e o retrabalho, armazenar dados com segurança, além de diminuir o tempo de execução de tarefas.


Tudo isso, faz com que a gestão seja muito mais otimizada, eficiente e transparente, o que auxilia no relacionamento entre lideranças e colaboradores.


Comunicação


A tecnologia muitas vezes é vista como um desafio para comunicação organizada nas empresas, mas ela é na verdade a melhor solução para esse problema!


Afinal, quando utilizada da forma correta, ela favorece a melhoria na qualidade da comunicação da equipe, simplificando-a e tornando o contato muito mais rápido e eficiente.


Existem inúmeros sistemas e aplicativos que centralizam a conversação, fazendo com que os assuntos sejam discutidos e resolvidos de maneira simples, rápida e que tudo fique documentado e disponível de forma unificada, o que torna o cotidiano nas empresas mais interativo e eficaz. Pois, elimina, por exemplo, a necessidade de se parar tudo que está sendo feito, apenas para fazer uma reunião e repassar as informações e demandas aos times de trabalho.


Ter um software ou sistema em nuvem, que pode ser acessado facilmente por meio de smartphones e tablets, permite a todos os colaboradores, independente do local ou horário de trabalho, ter acesso remotamente das ferramentas e arquivos corporativos.


Essa facilidade no acesso a dados relevantes confere maior autonomia e agilidade aos times, o que aumenta a produtividade de maneira considerável, além de dar aos trabalhadores mais tempo para realizar as suas tarefas com mais qualidade.

Por isso, uma comunicação assíncrona e sem ruídos é a chave para times mais integrados, processos mais eficientes e a execução de metas mais acertadas.


Controle de Qualidade


Diversas são as soluções e plataformas voltadas para o gerenciamento dos processos das empresas, elas visam mapear as atividades e fornecer uma visão ampla dos processos, fornecendo um conhecimento estratégico da produção que identifique possíveis gargalos e evite determinados erros.


Essas soluções geram relatórios de desempenho, medem o tempo de trabalho dos colaboradores, identificam falhas e sugerem ajustes para prevenção de ociosidade, desperdícios, falhas e até mesmo acidentes.


Segurança Corporativa


As informações, corporativas e dos clientes, são os bens mais valiosos de uma empresa. Por isso, é indispensável contar com sistemas que organizam e armazenam os contratos, documentos em geral e até mesmo as trocas de mensagens de forma segura, mas com fácil acesso.

Pois, se a perda ou extravio de informações gera prejuízo por conta do retrabalho, pode haver um dano ainda maior, financeiro e a imagem da empresa, por conta de implicações contratuais como a quebra de sigilo, por exemplo.

Além disso, atualmente existem uma série de leis que regem a questão de proteção de dados, por isso mais do que uma necessidade, essa preocupação é uma obrigatoriedade nos ambientes corporativos.


Treinamentos e atualizações


De nada adianta implementar várias soluções tecnológicas, se ninguém sabe como utilizá-las, não é mesmo?


A boa notícia é que a tecnologia é justamente uma das melhores ferramentas para auxiliar seus colaboradores no seu desenvolvimento e capacitação.


Aqui na Locomotiva Tech, por exemplo, fazemos treinamentos com os nossos clientes para auxiliar na implementação e facilitar o processo de aprendizado e uso de novas ferramentas.


Além disso, é indispensável para o bom funcionamento dos sistemas e Apps que exista um suporte contínuo não só para manutenção, mas também para identificação de oportunidades para melhorias.


Por isso, oferecemos também os serviços de assistência e manutenção dos para sistemas e Apps, tenham sido eles desenvolvidos ou não pela nossa equipe.


Ou seja, se você tem um App ou sistema e precisa de treinamento, suporte, assistência técnica ou manutenção, conte com a Locomotiva Tech!


Como ter soluções específicas para sua empresa:


Vale lembrar que sim, existem disponíveis no mercado diversas ferramentas que atendem todo o tipo de demanda por setor, departamento, ou até mesmo ramo de atividade.


No entanto, nada se compara a otimização, personalização e desenvolvimento de ferramentas, softwares e apps específicos para a sua empresa, pois só assim é possível encontrar as soluções tecnológicas exatas para os seus objetivos e desafios.


Por isso, aqui na Locomotiva Tech criamos sistemas e aplicativos personalizados às necessidades dos nossos clientes, como a execução de relatórios, organização de dados, gestão dos fluxos corporativos e muito mais...


Tudo isso para proporcionar soluções e melhorias na palma da sua mão!


Quer saber mais sobre o assunto?


Entre em contato:

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