UX Design pode transformar a relação com o seu público!

Hoje somos bombardeados de informações, por isso criar produtos digitais e experiências mais intuitivas e centradas no ser humano é o desafio principal!


O diferencial competitivo na criação de sites está em trazer experiências que sejam úteis, eficazes e bem projetadas.





Para isso, dentro das plataformas são verificadas as funções, o tempo de tomada de decisão do usuário, a complexidade das opções disponíveis, a estética e harmonia das peças associadas aos seus objetivos e mensagens visuais.


E toda uma cadeia de profissionais está envolvida nesse processo: designers, desenvolvedores, gerentes, redatores, etc., todos são responsáveis sim, pela experiência do usuário.


Vale destacar que o conceito de experiência do usuário sempre esteve ligado ao design de produto, mas hoje é mais identificado e difundido no ambiente digital.


Hoje, com o excesso de informações, é importante se aproveitar de modelos mentais existentes para minimizar esforços. Pois, a familiaridade e a clareza ajudam as pessoas a interagirem melhor com o produto e quanto menor a energia mental gasta para entender uma interface, maior o sucesso na comunicação.


O primeiro passo para tomar decisões de design mais responsáveis é reconhecer e compreender porque e por quais maneiras a mente humana toma atitudes e como seu comportamento pode ser moldado. Diversas características, como as demográficas, sua relação com o ambiente, seu perfil psicológico, devem ser consideradas para identificar perfis e explorar as possibilidades de entrega dessa experiência.


Estudos mostram que comportamentos podem ser aprendidos e modificados, a partir de associações e aproveitar de insights da psicologia comportamental e cognitiva pode ajudar a criar designs de produtos e serviços melhores, possibilitando melhores experiências aos seus consumidores.


Pensar em UX envolve o atendimento às expectativas do usuário e o fornecimento de um serviço ou produto de qualidade, preferencialmente, de uma forma simples e direta. Dessa forma, espera-se que o usuário consiga finalizar a ação que veio realizar e com satisfação.


Quer saber mais sobre como o UX Design pode transformar a relação com o seu público?

Entre em contato! 👈🏼